segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

CONVITE

🍃 Agroecologia é vida!🍃

👉🏽 Convite especial

É com muita alegria que convidamos a todos para participarem da momento de assinatura do convênio entre a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida - ACEBEV e a Fundação Banco do Brasil para a realização do projeto "Agroecológicos: saúde para as pessoas e para o meio ambiente".

🗓 Dia 13/12, quarta-feira

⏰ Às 14h

📌 Rua Belo Horizonte, 635 A - centro - Porteirinha/MG, na sede da nossa entidade

👍🏽 Esperamos por você!!!

Grande abraço, 🤗

ACEBEV ❤


sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

ACEBEV APROVA PROJETO DE AGROECOLOGIA NA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL

Práticas e pesquisas em todo mundo tem comprovado que a agroecologia é o caminho possível para sustentabilidade econômica, social e ambiental. Em Porteirinha, a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) trabalha há muitos anos nesta linha e agora, ganhou um grande parceiro que vai ajudar a fortalecer essas ações. Foi aprovado junto à Fundação Banco do Brasil o projeto: “Agroecológicos – saúde para as pessoas e para o meio ambiente”. A solenidade da assinatura deste convênio acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 14h, na sede da entidade, localizada na rua Belo Horizonte, nª 635 A- centro, em Porteirinha.

A proposta do projeto contempla a compra de um veículo, um mini-trator e implementos agrícolas que vão contribuir com o processo produtivo da Área de Boas Práticas da ACEBEV, na comunidade rural da Gangorra, zona rural do município. No local, a entidade tem implementado diversas tecnologias sustentáveis como bioconstruções, sanitários compostáveis, produção agroecológica, manejo orgânico, além de criação de pequenos animais e barraginhas de contenção de água da chuva para fortalecimento do lençol freático, entre outros.

A ACEBEV é uma organização social que possui cerca de 20 anos de serviços prestados à população, com conscientização e terapias naturais que contribuem para a saúde complementar e qualidade de vida das pessoas.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

21 de novembro | Dia da Homeopatia

"Ao pensar na homeopatia, lembramos sempre dos ‘3 E’:
Econômica, Ecológica e Eficaz!
A homeopatia está ao alcance de todos. Temos que agradecer aos nossos cientistas e pesquisadores por estarmos voltando às raízes dos conhecimentos tradicionais, que coisa linda! A homeopatia trabalha a energia do princípio ativo dos minerais, das plantas e dos animais. Já temos e queremos que avance muito mais o conhecimento e uso da mesma, na produção dos alimentos e na criação dos animais para termos alimentos de qualidade e promovendo a saúde com muito baixo custo.

Que este dia seja memorável na saúde dos brasileiros." 

Irmã Mônica

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PARCERIA DA ACEBEV E FUNDAÇÃO CREDIVAG É NOTÍCIA EM JORNAL

Que coisa boa! Uma boa notícia sobre nossa Associação foi divulgada no jornal Folha de Porteirinha e Região. Ficamos muito felizes em ter a Fundação CREDIVAG como parceira. Que Deus abençoe ricamente todos os colaboradores de nossa entidade :-)


terça-feira, 17 de outubro de 2017

AGRICULTORES DA SERRA GERAL PARTICIPAM DE ENCONTRO DE AGROECOLOGIA EM BH

(Por Helen Borborema, com informações da ANA)

Abertura do Encontro (Foto: site ANA)
Representantes da microrregião da Serra Geral do Norte de Minas Gerais, estiveram presentes no Encontro Regional de Agroecologia, que aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 06 e 08 de outubro. O encontro reuniu pessoas de todo o sudeste brasileiro para refletir, trocar experiências, debater desafios e fortalecer a luta por uma agricultura agroecológica que respeite o meio ambiente e promova a sustentabilidade e bem viver.

Estiveram presentes Elisângela Ribeiro Aquino, do Assentamento Tapera de Riacho dos Machados; Antônia Antunes, Anádia Antunes e Silvana Souza do Quilombo do Gorutuba, município de Catuti; e Geraldo Gomes, da comunidade Touro, em Serranópolis de Minas, além de outras 5 pessoas de outras microrregiões do Norte de Minas. 

O encontro aconteceu em confluência com o Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Durante o evento também aconteceu a Conferência sobre Alimentação Saudável.

Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade

Todo o encontro fez parte do processo preparatório do IV Encontro Nacional de Agroecologia que irá reunir cerca de 2000 pessoas, em Belo Horizonte, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2018. O evento é coordenado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) que é um espaço de interação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil engajados em experiências de promoção da agroecologia. Atualmente, a ANA articula vinte e três redes estaduais e regionais, que reúnem milhares de grupos, coletivos, associações, cooperativas e organizações não governamentais em todo o país, além de quinze movimentos sociais de abrangência nacional.

Sustentado no lema “Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade”, o ENA pretende construir convergências com os processos de luta no enfrentamento ao golpe e em defesa da democracia e dos direitos. Reforçando que sem Democracia não será possível cultivar e consumir alimentos saudáveis e isento de injustiças.

A realização do ENA em uma capital reafirma a necessidade de ampliarmos o diálogo e apontarmos novas conexões entre o campo e a cidade, fortalecermos os encontros entre as diferentes culturas e darmos visibilidade às experiências de agroecologia e de resistência ao grande capital, que acontecem no campo e na cidade.



quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Avança a caminhada agroecológica pelo Brasil

ERÊ Sudeste é o primeiro de cinco encontros regionais preparatórios ao IV ENA

Para combinar com o início da primavera, o mês de outubro em Belo Horizonte floresce com a mobilização em torno da agroecologia e da agricultura urbana trazida pelo ERÊ – o Encontro Regional Sudeste de Agroecologia. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas, entre as quais agricultoras/es familiares e urbanas/os, povos tradicionais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, estudantes e técnicas/os, dos 4 estados do sudeste, além de representantes de outras regiões do país.

O ERÊ e o Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária

O ERÊ acontecerá em confluência com o Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária, realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre os dias 6 a 8 de outubro de 2017. As atividades acontecerão em formato de constelação, em espaços em torno da Praça da Estação: Centro de Referência da Juventude (CRJ), Centro Público de Economia Solidária (CEPES), Serraria Souza Pinto e o famoso Viaduto de Santa Tereza.

O Encontro Regional irá reunir sujeitos ligados às experiências agroecológicas e outras práticas de resistência da região metropolitana de BH, de Minas Gerais e dos estados do sudeste. O intuito é potencializar a atuação nessa rede de Organizações, Movimentos, Grupos e Núcleos de Agroecologia para a construção do IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontecerá em 2018, também na capital.

Como atividades de destaque do ERÊ estão as vivências em diversas experiências de agroecologia e em outras iniciativas populares de resistência na RMBH; as plenárias; rodas de conversa sobre os temas mobilizadores do movimento agroecológico; e um conjunto de ações culturais e pedagógicas que acontecerá de baixo do viaduto de Santa Tereza na manhã de domingo.

Alimentar a luta, cultivar a arte! Este é o lema que, a partir do dia 2 de setembro, vai conquistar sete regiões do estado e a capital no Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária, do MST.

O Festival Estadual será realizado em Belo Horizonte, na Serraria Souza Pinto, reeditando o sucesso do Festival Nacional realizado em julho do ano passado. Entre os dias 6 e 8 de outubro a capital receberá cerca de mil sem terras, que trabalharão na realização do evento. A Feira Alvimar Ribeiro deverá trazer 110 toneladas de alimentos para comercialização. Já o palco Vander Lee receberá cerca de 80 artistas entre cantadores, corais, teatro e diversas manifestações da cultura popular mineira.

“O trabalho com a cultura é resultado de três décadas de organização e aprendizado do movimento. Aprendemos em nossa trajetória a Reforma Agrária não se faz sem o apoio das cidades, ainda mais em tempos de golpe no Brasil, em que esse governo ilegítimo paralisou todas as políticas para o campo e quer entregar nossas terras ao capital financeiro internacional, legalizando inclusive a venda de lotes. O MST não admite isso. Também assumimos o compromisso de alimentar a população, sem o uso de agrotóxicos, coisa que o agronegócio é incapaz de fazer. Então, o circuito é a forma que encontramos de colocar esse debate para a sociedade”, contextualiza Ênio Bohnenberger, da direção Nacional do MST.

O ERÊ e o Festival Estadual de Arte de Cultura da Reforma Agrária têm seu principal momento de encontro durante a Conferência sobre Alimentação Saudável, batizada de Silvino Gouveia, a ser realizada na manhã de sábado (07/10), que contará com a presença de figuras renomadas nacionalmente que estudam e trabalham com o tema na área das ciências, da cultura e da luta política.

Ao fortalecer sinergias entre o Festival e o ERÊ, espera-se que o processo preparatório do IV ENA tenha a arte e a cultura como um dos pilares e que as demais regiões do país possam construir caminhos que potencializem agendas e ocupem as cidades com o debate da agroecologia e da luta pela democracia.

IV ENA: Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade

Em sua quarta edição, o Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), coordenado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), irá reunir cerca de 2000 pessoas, em Belo Horizonte, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2018.

A ANA é um espaço de interação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil engajados em experiências de promoção da agroecologia. Atualmente, a ANA articula vinte e três redes estaduais e regionais, que reúnem milhares de grupos, coletivos, associações, cooperativas e organizações não governamentais em todo o país, além de quinze movimentos sociais de abrangência nacional.

Sustentado no lema “Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade”, o ENA pretende construir convergências com os processos de luta no enfrentamento ao golpe e em defesa da democracia e dos direitos. Reforçando que sem Democracia não será possível cultivar e consumir alimentos saudáveis e isento de injustiças.

A realização do ENA em uma capital reafirma a necessidade de ampliarmos o diálogo e apontarmos novas conexões entre o campo e a cidade, fortalecermos os encontros entre as diferentes culturas e darmos visibilidade às experiências de agroecologia e de resistência ao grande capital, que acontecem no campo e na cidade.

Ação em Rede: Esperança e Resistência floresce no Sudeste

Inspirado na esperança, na resistência e na alegria das crianças, o ERÊ Sudeste desabrocha em Belo Horizonte um processo de construção coletiva que ganhará as ruas, estradas e trilhas pelas cinco regiões do país!

A mobilização para participação no ERÊ está se dando via as redes estaduais de Agroecologia: Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), Articulação Capixaba de Agroecologia (ACA), a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e a Articulação Paulista de Agroecologia (APA). As atividades previstas para o domingo, 08/10, são abertas ao público e acontecem a partir de 10hs, de baixo do Viaduto Santa Tereza. Participem!

As atividades do Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária são abertas ao público e acontecem entre os dias 06 a 08 de outubro, na Serraria Souza Pinto.

Serviço

Evento: Encontro Regional Sudeste de Agroecologia – ERÊ
Data: 6 a 8 de outubro de 2017
Horário: manhã, tarde e noite
Local: Centro de Referência da Juventude (CRJ), Centro Público de Economia Solidária (CEPES), Viaduto de Santa Tereza e Serraria Souza Pinto.
Contato: 31 99913-3952 ou 3421-4172 (Danúbia Gardênia)

Contatos Antenas Estaduais:

Articulação Mineira de Agroecologia (AMA): Anna Crystina – annacrys_3@yahoo.com.br
Articulação Capixaba de Agroecologia (ACA): Douglas Alvaristo Fernandes – d.alvaristo@gmail.com
Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ): Claudemar – claudemar@aspta.org.br

Articulação Paulista de Agroecologia (APA): Luã Uakti Gabriel Trento – lua.trento@gmail.com

terça-feira, 22 de agosto de 2017

MURINGA: A PLANTA QUE LAVA A ÁGUA E PURIFICA O SANGUE

É tão esquisito essa credibilidade da TV que de tempos em tempos faz aparecer modismos. Vamos lembrar alguns poucos exemplos de plantas importantes como a chia, a linhaça, o none, a graviola, etc. Só porque saíram na mídia, as coitadas das plantas quase desaparecem de tanto serem sugadas, parecem que vão virar milagreiras. Agora estão falando sobre a MORINGA. Essa preciosidade que não é brasileira, que também é chamada de liquen, na língua macua. Trabalho com a moringa desde que cheguei no Norte de Minas, em 1998. Tenho a admiração pela sua utilidade à serviço da vida humana e das silvestres (porque as abelhas também são suas amigas inseparáveis). Como já dizia o agricultor Oscarino Aguiar: “tudo o que a gente faz, depois vira descoberta, mas já tava aí há muito tempo”. A moringa é a planta que lava a água. Já tive experiência de recolher a água da enxurrada e torná-la cristalina com a ajuda da moringa. Isso é fantástico. Não é que ela cura diabete como estão dizendo, mas ela purifica o sangue e eleva a imunidade, então a pessoa tem qualidade de vida melhor. Você procura em pequenos botelhos, aquilo que você deveria procurar nas pontas dos ramos das florestas.


Por Irmã Mônica

segunda-feira, 12 de junho de 2017

FUNDAÇÃO CREDIVAG E ACEBEV MANTÊM PARCERIA PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO AROMAS DA TERRA

A criação de um espaço dentro da Área de Boas Práticas da Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) para multiplicar plantas que têm importantes utilidades na vida das pessoas é a principal proposta do Projeto Aromas da Terra. O projeto é viabilizado graças à parceria com da entidade com a Fundação Credivag que tem apoiado as ações para garantir a implementação das ações. 

A Área de Boas Práticas da ACEBEV está localizada na comunidade da Gangorra, em Porteirinha. O manejo do projeto Aromas da Terra será feito de forma agroecológica, sem uso de agrotóxicos. Essas plantas serão comercializadas para incentivar o seu uso e ao mesmo tempo gerar renda, promover mais qualidade de vida para muitas famílias.  O projeto tende a ser sustentável a médio prazo. As variedades que serão plantadas são basicamente: Ginseng brasileiro, hortelã, mirra, mil em ramas, alecrim, entre outras, consorciado com frutas cítricas. A execução do projeto vai até o mês de março de 2018. 

terça-feira, 23 de maio de 2017

A NATUREZA A SERVIÇO DA SAÚDE

ACEBEV constrói novo ambiente mais apropriado para extração dos princípios ativos das plantas que serão utilizadas a serviço da vida ameaçada



 A Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) já tem tradição em trabalhar com plantas medicinais e demonstrar o valor das plantas do cerrado, caatinga e mata seca para saúde da “vida”.

A novidade agora é que está sendo construído um novo ambiente, um espaço com cerca de 56m², para ter mais propriedade para extrair os princípios ativos das plantas que serão utilizadas a serviço da saúde dos irmãos. A construção do espaço está sendo feita de superadobe, uma tecnologia de bioconstrução, na comunidade da Gangorra, em Porteirinha.

Segundo a Irmã Mônica, da Congregação Filhas de Jesus e que é coordenadora da entidade, a bioconstrução é uma tecnologia econômica, ecológica e eficaz. “Estamos chegando em fase de acabamento e em breve, estaremos estreiando. Agradecemos a Deus pelas ajudas e a boa vontade de todos que estão colaborando".

quinta-feira, 27 de abril de 2017

ACEBEV PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE BARRAGINHAS

Dentro da semana mundial da água, na noite do dia 25 de março, a representantes da ACEBEV participaram do lançamento do livro “Barraginhas: Plantando Água” em Sete Lagoas. Este livro é fruto da experiência do amigo Luciano Cordoval, da Embrapa Sete Lagoas na implantação das barraginhas em diversas comunidades rurais no estado de Minas Gerais. Em Porteirinha, este projeto foi realizado primeiramente em parceria com a ACEBEV e depois se somou também com o apoio também do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. Representando a ACEBEV participaram do lançamento a Irmã Mônica, Eliane Rodrigues, Juliete Lino, Mariinha de Fátima e o agricultor Zica da comunidade do Tanque. O STR também enviou representantes para participar do momento.

As barraginhas são pequenas bacias que captam enxurradas e permitem que a chuva infiltre no terreno, reabastecendo o lençol freático e contribuindo para a vida dos rios e nascentes. A obra “Barraginhas plantando água” é um resgate histórico do projeto. A partir de fotografias e depoimentos, é possível conhecer a disseminação das barraginhas pelo Brasil e se emocionar com as histórias de vidas que foram transformadas pela abundância de água.


O projeto trabalha a partir da mobilização social das comunidades e estabelece parcerias com associações, sindicatos rurais, cooperativas. Nas reuniões de apresentação, Cordoval destaca a importância de os moradores abraçarem a proposta e serem protagonistas. “Um dos pilares do nosso projeto é fazer com que os produtores entendam que, quando a máquina retroescavadeira entra, eles é que são os técnicos e vão mostrar os pontos onde devem ser feitas as barraginhas”.
O projeto foi reconhecido e premiado por diversas entidades e proporcionou a melhoria na produção dos agricultores de todo o Brasil.

Com informações de EMBRAPA,  e www.tratamentodeagua.com.br



segunda-feira, 10 de abril de 2017

IRMÃ MÔNICA PARTICIPA DE REFLEXÃO SOBRE AÇÃO ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO NA DIOCESE DA LUZ



Eliane Rodrigues e Amônica Porcina de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, da Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) participaram da reflexão da Encíclica do Papa Francisco, realizada pela Diocese da Luz, em Minas Gerais. A Encíclica que tem como nome “Laudato si – sobre o cuidado da Casa Comum” foi divulgada pelo Vaticano em 2015, mas ainda tem sido tema de debates por se tratar de um documento histórico e por trazer informações  e orientações extremamente importantes e atual sobre o meio ambiente e aquecimento global. 

Na oportunidade, a Irmã Mônica contribuiu para o momento conduzindo as reflexões deste importante documento. Segundo ela, a Encíclica se destina a todos os povos da terra, sem distinção. A Diocese publicou em seu informativo bimestral, um texto sobre o evento. Confira: 

Informativo Diocesano, agosto e setembro de 2016 - nº 265. 



Para melhor visualização, clique na imagem.

quinta-feira, 30 de março de 2017

PLANTAS QUE CURAM: ACEBEV REALIZA MUTIRÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE


A Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida, entidade de Porteirinha-MG, fundada com o carisma das Filhas de Jesus, realizou no dia 18 de fevereiro, um grande mutirão que atendeu pessoas do município de Espinosa, que necessitavam de tratamentos naturais e terapias complementares para resgate e promoção da saúde. Esse mutirão também foi realizado no mês de dezembro e janeiro. Além dos atendimentos, foram feitas rodas de conversa para compreender as doenças mais comuns e a melhor forma de atuação. No total, já foram atendidas cerca de 150 pessoas do município.

Segundo a religiosa Amônica Porcina de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, “é preciso revitalizar cada vez mais o carisma de Santa Cândida Maria de Jesus”. Segundo ela, “todas as pessoas que precisam de tratamento, são tratadas com atenção e todo o trabalho é feito com amor e carinho, em especial os chagados”.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

BISPO DOM RICARDO COMEMORA ANIVERSÁRIO NA ACEBEV

Durante a visita pastoral em que o bispo Dom Ricardo Brusati fez à Paróquia Nossa Senhora Assunção, a ACEBEV teve a alegria de sediar a comemoração de aniversário de sua ordenação episcopal. A data de 06 de fevereiro foi comemorada com alegria. Além dos membros da ACEBEV, estiveram presentes também alguns padres da região. Confira as fotos:


ACEBEV MANTÉM FARMÁCIA VIVA COM MAIS DE 100 PLANTAS MEDICINAIS



Calêndula, bardana, tansagem, hortelã, dente-de-leão são apenas algumas das tantas plantas que compõem a horta, também chamada de Farmácia Viva da Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV), em Porteirinha. Segundo a religiosa Irmã Mônica, coordenadora da entidade, atualmente, a Farmácia Viva conta com 103 plantas medicinais que são usadas para recuperar a qualidade de vida das pessoas que procuram a Associação. A própria Associação faz o beneficiamento e indica o uso conforme propriedades da planta, os conhecimentos dos raizeiros e das comunidades tradicionais e de acordo com as necessidades de cada pessoa. Este trabalho é realizado há cerca de 20 anos e já beneficiou milhares de pessoas. Para Irmã Mônica, a natureza é um presente de Deus que promove vida, equilíbrio e bem viver, e que precisa ser valorizada cada vez mais