quinta-feira, 27 de abril de 2017

ACEBEV PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE BARRAGINHAS

Dentro da semana mundial da água, na noite do dia 25 de março, a representantes da ACEBEV participaram do lançamento do livro “Barraginhas: Plantando Água” em Sete Lagoas. Este livro é fruto da experiência do amigo Luciano Cordoval, da Embrapa Sete Lagoas na implantação das barraginhas em diversas comunidades rurais no estado de Minas Gerais. Em Porteirinha, este projeto foi realizado primeiramente em parceria com a ACEBEV e depois se somou também com o apoio também do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. Representando a ACEBEV participaram do lançamento a Irmã Mônica, Eliane Rodrigues, Juliete Lino, Mariinha de Fátima e o agricultor Zica da comunidade do Tanque. O STR também enviou representantes para participar do momento.

As barraginhas são pequenas bacias que captam enxurradas e permitem que a chuva infiltre no terreno, reabastecendo o lençol freático e contribuindo para a vida dos rios e nascentes. A obra “Barraginhas plantando água” é um resgate histórico do projeto. A partir de fotografias e depoimentos, é possível conhecer a disseminação das barraginhas pelo Brasil e se emocionar com as histórias de vidas que foram transformadas pela abundância de água.


O projeto trabalha a partir da mobilização social das comunidades e estabelece parcerias com associações, sindicatos rurais, cooperativas. Nas reuniões de apresentação, Cordoval destaca a importância de os moradores abraçarem a proposta e serem protagonistas. “Um dos pilares do nosso projeto é fazer com que os produtores entendam que, quando a máquina retroescavadeira entra, eles é que são os técnicos e vão mostrar os pontos onde devem ser feitas as barraginhas”.
O projeto foi reconhecido e premiado por diversas entidades e proporcionou a melhoria na produção dos agricultores de todo o Brasil.

Com informações de EMBRAPA,  e www.tratamentodeagua.com.br



segunda-feira, 10 de abril de 2017

IRMÃ MÔNICA PARTICIPA DE REFLEXÃO SOBRE AÇÃO ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO NA DIOCESE DA LUZ



Eliane Rodrigues e Amônica Porcina de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, da Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) participaram da reflexão da Encíclica do Papa Francisco, realizada pela Diocese da Luz, em Minas Gerais. A Encíclica que tem como nome “Laudato si – sobre o cuidado da Casa Comum” foi divulgada pelo Vaticano em 2015, mas ainda tem sido tema de debates por se tratar de um documento histórico e por trazer informações  e orientações extremamente importantes e atual sobre o meio ambiente e aquecimento global. 

Na oportunidade, a Irmã Mônica contribuiu para o momento conduzindo as reflexões deste importante documento. Segundo ela, a Encíclica se destina a todos os povos da terra, sem distinção. A Diocese publicou em seu informativo bimestral, um texto sobre o evento. Confira: 

Informativo Diocesano, agosto e setembro de 2016 - nº 265. 



Para melhor visualização, clique na imagem.